Hora de ouvir o colaborador

18/08/2011 at 21:09 Deixe um comentário

Por Tamires Vianna

Já falamos por diversas vezes aqui no Expressão a importância do profissional de RP ter um ouvir atento em relação aos colaboradores da organização em que atua. No mercado atual não é cabível que as empresas trabalhem as estratégias do negócio deixando as pessoas em segundo plano, principalmente, o público interno. Até porque, quanto melhor for o relacionamento e envolvimento com esse público, melhor é seu desempenho e comprometimento com a organização. Por isso a necessidade de compreender as necessidades desse público em especial e trabalhar muito bem a comunicação.

 Uma das estratégias adotadas pelas organizações para dar voz ao colaborador e descobrir a percepção coletiva a respeito do que acontece na empresa, é realizar uma pesquisa de clima organizacional. Mostrar que há interesse em ouvir o que o funcionário tem a dizer, trazendo pontos favoráveis para a motivação e valorização dos colaboradores.

Este instrumento auxilia na análise do ambiente interno, pois seu principal objetivo é mapear os aspectos críticos e identificar as oportunidades de melhora na relação entre colaborador e organização, por meio da apuração dos pontos fortes, expectativas e falhas, segundo a visão de quem vive dia-a-dia da organização. Essa pesquisa exige sigilo, credibilidade e confiança por parte de quem a aplica.

 A partir das informações coletadas, podemos identificar quais pontos devem ser melhor trabalhados para um ambiente de trabalho agradável e produtivo. A aplicação da pesquisa de clima organizacional é um dos modos de identificar a necessidade de implementação de veículos e campanhas internas.

 Se na pesquisa de clima foi identificado um mal estar entre os colaboradores e a liderança, por exemplo, podemos trabalhar essa relação com uma campanha interna com os líderes. Ou se os funcionários disseram que não se sentem informados em relação aos rumos que a empresa vem tomando no mercado, podemos implementar uma TV Corporativa ou um jornal interno.  Enfim, aplicada de forma estratégica, essa ferramenta, com certeza, aponta um ótimo ponto de partida para a elaboração de um plano de ações eficaz.

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