O Nosso Papel na Sustentabilidade

07/06/2011 at 17:36 Deixe um comentário

Por Tamires Vianna

O conceito de sustentabilidade nunca esteve tão presente em nossas vidas como nos dias atuais e as empresas já tomaram ciência da necessidade de terem atitudes sustentáveis, até como um diferencial no mercado. Mas de nada adianta as empresas investirem seu capital em ações sustentáveis se essa prática não começar “dentro de casa”.

Grandes empresas já estão elaborando campanhas para promover a sustentabilidade de “dentro pra fora”, como o Santander, por exemplo. O treinamento de funcionários é o grande responsável para aplicar os projetos sustentáveis do banco, assim a empresa sempre realiza cursos e workshops com toda a equipe. Só depois de apresentados aos colaboradores, os programas são colocados no site da organização para todos os internautas terem acesso construção de imóveis sustentáveis, com teto solar, madeira reflorestada e economia de água.

O Grupo Totalcom, de agências de publicidade, também abraçou a idéia. A equipe de comunicação vem distribuindo uma série de mensagens pelas empresas da companhia para conscientizar seus funcionários a respeito de práticas de sustentabilidade no ambiente de trabalho. Frases como “Se a reunião estiver cansativa, não desconte no papel” ou “Às vezes uma boa idéia é uma luz apagada” foram pregadas em adesivos, cartazes de banheiro, pesos de papel, além de um grande painel que fazia um convite aos colaboradores para assinar um pacto muito bem-humorado em prol da sustentabilidade, com mandamentos como “não seja eco-chato, nem eco-alienado”.

Essa estratégia de comunicação interna contribui tanto para conter gastos internos, quanto para ajudar nosso planeta. Os profissionais de agências do grupo também ganharam kits com ecobags, camisetas com material reciclado, folder explicativo e edições do Livro Verde – com dicas de preservação ambiental – para a equipe.

Ser sustentável hoje em dia é essencial para as empresas, até mesmo para manter uma boa reputação e servir como referência e exemplo para a sociedade. Nada melhor do que funcionários engajados no objetivo da empresa para o sucesso de uma ação como essa.

A O2 filmes criou um Vídeo institucional para o Unibanco que satiriza as dificuldades de implantar uma campanha de sustentabilidade junto aos funcionários. Se você está passando por isso na sua empresa, vai dar boas risadas. Confira o vídeo no link  http://www.dailymotion.com/embed/video/x9p59i

Anúncios

Entry filed under: Campanhas de Comunicação Interna. Tags: , , , , , .

Motivação, o desafio da comunicação interna. Starbucks: um exemplo de relacionamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Tópicos recentes