Motivação, o desafio da comunicação interna.

03/06/2011 at 13:50 Deixe um comentário

Por Juliana Trevisan

Em diversas pesquisas realizadas com os funcionários de inúmeras organizações, a falta de motivação aparece como 2º lugar. É fundamental ressaltar que respostas não condizem com o quesito salário, e sim com a falta de feedbacks positivos ou até mesmo negativos de seus gestores. Muitas vezes os chefes não possuem um treinamento adequado para aplicar um feedback, o que causa maior conflito na produtividade do funcionário.

Este ponto acaba sendo uma grande dificuldade para a comunicação interna, pois esta atividade está inteiramente relacionada ao trabalho da área, onde devem investir em treinamentos para que saibam se o funcionário está motivado e, caso não esteja, aplicar um plano de comunicação para o desenvolvimento imediato, para que a organização e o funcionário caminhem juntos ao sucesso.

A aplicação de treinamentos pode parecer simples, mas não é, tendo em vista inúmeros fatores pessoais do funcionário, seus valores, crenças e cultura acabam sendo uma barreira para a empresa desenvolver esta motivação em sua jornada diária de trabalho. Cabe então ao condutor estabelecer critérios que permitam esta aproximação para o desenvolvimento motivacional, que na realidade deve ser implantada assim que o funcionário chega para seu primeiro dia de trabalho. A comunicação interna é um ambiente que agregar de forma ativa a cultura da empresa, criando um vínculo mais intenso para impedir que esses profissionais fiquem por um curto período na organização, é necessário que exista transparência, apoio da liderança, mensagens de via dupla e ferramentas de canais de comunicação, a administração deste processo deve ser centralizada na área de comunicação interna. Assim, mantendo um bom profissional motivado onde possa participar dos processos, obter conhecimento dos valores organizacionais e ainda ser reconhecidos pela liderança.

Anúncios

Entry filed under: Princípios Organizacionais. Tags: , , , , .

A Importância das Campanhas Internas O Nosso Papel na Sustentabilidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Tópicos recentes