A Importância das Campanhas Internas

23/05/2011 at 18:23 Deixe um comentário

Por Vitor Selli

A importância de instituir um ambiente de parceria entre organização e funcionário é essencial e hoje existem várias ferramentas para estender esse contato. As campanhas internas são utilizadas tanto para envolver, engajar em novos processos, em mudanças de hábitos. Quando bem executadas e acompanhadas dentro da organização, resultam na melhoria do ambiente de trabalhado e até mesmo na qualidade de vida e na produtividade dos funcionários. Com isto, vimos que a comunicação interna acaba sendo um investimento para a organização por causar um retorno na imagem e nas condições de trabalho.

Cada empresa é uma ilha que se conecta com públicos estratégicos e está imersa em uma cultura e a abordagem dos empregados deve ser diferente em cada situação para gerar bons resultados. Por isso, é importante que a comunicação interna saiba lidar com essas peculiaridades.

Confira no case da EDS, empresa de terceirização de serviços de TI, como uma campanha interna conseguiu trazer, a partir de ideias criativas, benefícios mútuos, tanto para a organização quanto aos funcionários.

EDS amplia campanha interna em busca de ideias inovadoras

Depois de realizar o Programa Inovação (Innovation Wave), a EDS Brasil amplia a iniciativa do projeto original. Agora, ele vai abranger todos os clientes da empresa. O principal objetivo é identificar ideias que possam gerar resultados.

“O programa, que está mudando a cultura da EDS pelo estímulo à criatividade, premiou sete ideias de um total de 140 sugestões de melhorias relativas ao trabalho com três grandes contas da empresa. Desse total, 15 foram implementadas e outras 15 estão em desenvolvimento”, diz Solange Carvalho, diretora de negócios da EDS e responsável pela gestão do Innovation Wave.

Ela informa que só em uma das ideias encaminhadas por um funcionário o cliente teve um ganho de aproximadamente R$ 500.000. “A campanha trouxe um retorno de 1.400% do total investido”, revela a executiva.

A campanha deste ano adotou o slogan “Entre nesta onda você também”. Como parte do processo, foram nomeados administradores de ideias, que funcionam como pontos focais nas diferentes áreas, trabalhando em sintonia com os executivos responsáveis pelas contas e o cliente.

Além disso, os funcionários dispõem de um portal como ferramenta específica para captar sugestões, oferecer diretrizes e conduzir as ideias para avaliação. A EDS premiará as três melhores ideias por trimestre e a melhor do ano, abrangendo desde o desenvolvimento de novos serviços até mudanças e otimização de processos.

O Innovation Wave começou com um programa de treinamento envolvendo campanha de endomarketing motivacional e diversos workshops com os clientes para a disseminação de conhecimentos tecnológicos, tendências e aplicações.

Tornou-se mais abrangente atingindo toda a América Latina para consolidar o movimento de transformação em busca de pró-atividade e criatividade.

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As mídias sociais como aliadas da Comunicação Interna Motivação, o desafio da comunicação interna.

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