As mídias sociais como aliadas da Comunicação Interna

11/05/2011 at 14:33 2 comentários

Por Thaise Fernandes

O crescimento da internet e das mídias sociais não é mais novidade para ninguém, pois estão, cada vez mais, presentes no nosso cotidiano. São criados inúmeros serviços para potencializar o poder de “distribuição da internet”.

As organizações preocupadas com o relacionamento com o cliente já enxergaram a importância da utilização das mídias sociais com seu público externo. Mas como usar essa facilidade no fluxo da comunicação com seu público interno?

Primeiro é preciso entender que o público interno é tão importante quanto o externo, pois pode falar sobre a empresa de maneira positiva ou negativa, afinal eles conhecem e participam do dia a dia da organização.

O facebook, o twitter, o blog, o Orkut, o linkedIn… (a lista é bastante extensa) Podem ser usados como atrativos na organização, criando páginas específicas, dedicadas aos colaboradores, que permitam a troca de conhecimento. Comunidades sobre a empresa devem ser feitas para que os funcionários possam expressar sua opinião sobre o lugar em que trabalham, além de dar espaço para discussões, de maneira descontraída. Para manter o interesse do colaborador na rotina da empresa e de seus colegas o twitter pode ser utilizado, com suas mensagens curtas é possível divulgar campanhas e assuntos pertinentes a organização. E por que não usar o linkedIn para saber mais da carreira profissional de quem convivi, diariamente, com você?

Por meio das mídias sociais é possível que o funcionário seja o primeiro a saber de qualquer notícia relacionada à organização em que trabalha e o ideal é que seja o primeiro a receber uma resposta diante de qualquer adversidade, dessa maneira o funcionário também estará preparado para esclarecer qualquer questionamento.

As mídias sociais têm tudo para facilitar a comunicação dentro de uma empresa, devido seu dinamismo, mas é preciso enxergar além do óbvio para que os colaboradores realmente queiram acessar os canais que a empresa criar. Pensando nisso, por que não abordar assuntos internos de maneira totalmente interativa, onde os colaboradores participam de maneira analógica, encostando o dedo na tela para saber os próximos acontecimentos da empresa ou até mesmo um pouco mais sobre a sua cultura e os seus princípios organizacionais. O vídeo é uma campanha nonsense de Skittles, mas é só para ter uma ideia do que seria.

Ou ainda fazer uma caixa de sugestões com os comentários do twitter, de maneira que todos possam ver e acompanhar as ações da empresa para atender as necessidades de seus colaboradores.

São muitas as maneiras de inovar na comunicação interna para atrair os seus colaboradores e fazer com que eles realmente vistam a camisa da organização e se sintam parte dela, mas é preciso estar atento aos detalhes no momento da criação de qualquer veículo, já que ela deve ser realizada por profissionais experientes e com boa base conceitual, para que seja transmitido um discurso único, sem causar qualquer falha no fluxo de comunicação.

Anúncios

Entry filed under: Criatividade, Inovação, Veículos de Comunicação Interna. Tags: , , , , , , , , , , , .

Você sabe o que é Storytelling? A Importância das Campanhas Internas

2 Comentários Add your own

  • 1. Adriana Sousa  |  17/05/2011 às 13:35

    Muito bacana este post. Tem gente demais se dizendo especialista quando se trata de mídias sociais. Creio que todos estamos aprendendo e suas dicas são muito bacanas, contribuindo para este aprendizado coletivo. Adorei. Compartilhei com meus alunos de Comunicação Interna. Grande abraço,

    Adriana Sousa

    Responder
  • 2. Thaise Fernandes  |  20/05/2011 às 21:20

    Oi Adriana,
    Fico feliz que tenha gostado do post e compartilhado com os seus alunos. A intenção do nosso blog é essa, conhecimento e aprendizado coletivo, se você quiser pode sugerir o tema para um novo post…
    Abraços!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Tópicos recentes