Os veículos de Comunicação aplicados em diferentes contextos organizacionais

25/04/2011 at 14:11 Deixe um comentário

Por Tibério Rodrigues

A busca da compreensão do colaborador enquanto fenômeno interno das organizações está cada vez mais sendo exercitada nas empresas, a fim de tornar as pessoas mais produtivas e satisfeitas no ambiente de trabalho. É nesse contexto que a Comunicação Interna se configura como uma importante ferramenta e aliada estratégica dos negócios das organizações.

Para compreender o cenário que essa área da Comunicação atua, é preciso primeiramente entender como ocorre o funcionamento e desenvolvimento da informação nas organizações. Para isso, existem dois tipos de sistemas orgânicos na Comunicação Organizacional, a qual está inserida a Comunicação Interna: a rede formal e a informal.

Inicialmente a rede formal compreende todo o sistema de comunicação criado, padronizado e administrado pela organização, junto dele existe o organograma, com a definição de funções e outras diretrizes institucionais oficiais. O planejamento da rede informal é feito para atingir os objetivos organizacionais de negócios por meio do Plano de Comunicação Institucional geral. Em síntese, é tudo aquilo que é planejado e criado pela alta gerência para que seja transmitido aos colaboradores como conteúdo oficial.

Já a rede informal inicia após o natural relacionamento entre os indivíduos, os quais possuem ideias e aspirações pessoais, que em conjunto resultam em ideais coletivos sobre uma determinada organização. Essa rede não possui regras e normas da alta gestão, e a espontaneidade é a premissa básica. Nasce, portanto, da convivência em grupo, a partir do diálogo e troca de experiências informais. É a rede que estabelece efetivamente o diálogo interno contínuo, e por isso deve ser vista como uma importante estratégia na disseminação de informações e principalmente no desenvolvimento de debates entre os colaboradores.

Os veículos de Comunicação Interna são extremamente importantes diante desse cenário, pois é preciso cada vez mais promover as boas relações entre organização e colaboradores. Sendo assim, a empresa deve escolher, após uma pesquisa técnica interna, o melhor veículo que propicia o relacionamento diante do seu contexto empresarial. Se as mídias sociais ou a intranet, por exemplo, for uma forma com que os colaboradores se comuniquem, por que não criar canais de relacionamento com esse direcionamento virtual para engajá-los?

Cada dia que passa, a inovação deve estar presente nos profissionais de Relações Públicas, a fim de criarmos soluções e estratégias que facilitem e integrem de fato o relacionamento nas organizações. E essa busca, juntamente com a visão analítica das situações, deve ser exercitada continuamente por nós, estudantes e especialistas da Comunicação, a fim de desenvolvermos desde já essa visão estratégica.

Anúncios

Entry filed under: Criatividade, Inovação, Veículos de Comunicação Interna. Tags: , , , .

Case Souza Cruz: “Viver em sociedade é respeitar o espaço do outro” Você sabe o que é Storytelling?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Tópicos recentes