Case Souza Cruz: “Viver em sociedade é respeitar o espaço do outro”

08/04/2011 at 14:32 Deixe um comentário

 

Por Carolina Cardoso

Responsabilidade social é um tema que já se tornou recorrente nas empresas. As organizações deixaram de se preocupar apenas com lucros e voluntariamente decidiram contribuir para uma sociedade mais justa e um ambiente mais limpo. O conceito de responsabilidade é dividido em dois níveis: nível interno relaciona-se com os colaboradores e o nível externo como ambiente e meio que o envolve.

Ações de comunicação interna são fundamentais para potencializar o espírito da responsabilidade social nos funcionários das organizações, já que estas são usadas não somente para envolver os empregados, mas também para a mudança de hábitos. Quando bem realizada, a campanha interna tem o poder de melhorar o ambiente de trabalho, aumentar a produtividade além de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.

Um caso de campanha de sucesso foi o da empresa Souza Cruz, líder absoluta no mercado de cigarros, que com a implantação da Lei Anti Fumo se viu obrigada a mudar o hábito de seus colaboradores fumantes para se adequar à lei. O nome da campanha era “Viver em sociedade é respeitar o espaço do outro”. A comunicação tinha o desafio de transmitir a mensagem sem que esta abalasse o clima organizacional, por isso foi decidido que a campanha deveria estar em diversas áreas da empresa de forma descontraída.

A primeira fase da campanha tinha o objetivo de fazer com que os colaboradores refletissem como práticas fora do espaço adequado podem ser inconvenientes, e que para cada ação existe um lugar adequado para realizá-lo, e com o fumo, não seria diferente. Na empresa foram distribuídos teasers que ironizavam a prática atividades que não eram relacionadas ao dia-a-dia da empresa.

No dia do lançamento da campanha, foram distribuídas placas locais como: o refeitório, elevadores, cafeteria, recepção, corredores e todas as áreas comuns do prédio. Todas as placas abordavam de forma descontraída a nova lei que restringia as áreas para se fumar. A terceira e última fase da campanha foi à implementação de um painel no refeitório e na sala da diretoria, distribuição de brindes e exposição de quadros nas salas de reuniões.

Ao final da campanha o índice de satisfação com a nova lei subiu de 68% para 90%, e foi instalada sinalização permanente. Apesar do sucesso da campanha, mudanças de hábitos são graduais e por isso há a necessidade de manutenção e também na criação de novas campanhas, por isso que a Souza Cruz continua desenvolvendo campanhas para esclarecer a nova regra, pois tem o objetivo de atingir 100% da empresa.

Confira mais detalhes da campanha em: http://www.slideshare.net/marcelocortazio/case-souza-cruz-5117832.

 

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