Você sabe o que é Storytelling?

03/05/2011 at 20:24 Deixe um comentário

por Gabriela Bacarin

História extraordinária, protagonista e antagonista, um conflito, sequencia de eventos com começo, meio e fim, passando por pelo menos um clímax. Essa estrutura narrativa é utilizada há muitos anos, desde quando nossos ancestrais se reuniam para contar suas aventuras em suas caçadas. Com essa forma de narrativa, eles conseguiam entreter a tribo e também “viralizar” e perpetuar suas histórias, que carregavam com elas muito conhecimento e sabedoria. Podemos não perceber, mas guardamos uma informação com maior facilidade se esta está formada nessa estrutura de narrativa. E uma das grandes sacadas é incluir emoção aos elementos técnicos dentro de um contexto.

Storytelling pode ser entendido, resumidamente, como a arte de contar histórias. Neste caso, dentro do contexto das Relações Públicas e Comunicação Interna, é importante entendermos como uma poderosa ferramenta para compartilhar conhecimento. Muitas empresas se veem com dificuldades para atingir seus funcionários e de como fazê-los entender toda a cultura e a história da empresa, junto com seus princípios e valores e implementá-los no dia a dia dos mesmos. Há uma grande dificuldade em como fazer com que eles conheçam e entendam mais sobre a empresa como um todo, sua cultura organizacional e atitudes.

O Storytelling pode ser utilizado de forma estratégica dentro das empresas. Basta organizar os fatos da empresa dentro de uma estrutura de história. Se sua marca tem muita história para contar, essa atividade será incrivelmente eficaz entre seus funcionários. É uma maneira fácil, simples e divertida de envolver os funcionários em torno da historia e cultura da empresa, uma maneira descontraída de conhecer os valores, princípios, historia do local de trabalho. Além disso, é uma forma de reforçar a cultura organizacional, fazendo com que todos conheçam um pouco mais sobre a empresa.

Esse tipo de atividade pode ser feita na intranet da organização, por e-mail, por cartas e bilhetes e até mesmo em uma roda de amigos. O importante é que a história seja contata com emoção, que os funcionários se divirtam e que conheçam mais sobre a empresa onde trabalham, que conheçam a sua cultura. Reúna seus funcionários, incentive-os a contar a sua história.

O Storytelling também pode ajudar em campanhas que envolvam vários tipos de mídia. É o que chamamos de Transmídia Storytelling: contar uma história por meio de diferentes mídias, levando em consideração que cada uma delas exige uma narrativa específica para cada público, os quais são diferentes. A comunicação de marcas pode utilizar essa técnica como uma ferramenta estratégica para fazer um “link” contextual mais elaborado e potencialmente mais engajado entre as diferentes mídias de uma campanha.

A Johnnie Walker, marca de whisky escocês,  criou um vídeo institucional contando toda a trajetória da marca, como foi criada, os obstáculos que enfrentou e como chegou ao grande reconhecimento do mercado de whisky. É importante destacar a identificação do vídeo com a identidade da marca, como, por exemplo, o personagem narrando a história o tempo todo andando do vídeo (keek walking) e passando por ícones que simbolizam momentos importantes para a marca. Confira o vídeo:

De uma forma simples, fácil e divertida seus funcionários podem conhecer mais a sua marca e contar a história dela para outras pessoas. Histórias, quando bem contadas, envolvem as pessoas dentro de um novo universo. Reúna seus funcionários, conte sua história ou faça com que eles mesmos contem, o importante é que consigam traduzir os valores, cultura e princípios da marca de uma maneira marcante e inteligente.

About these ads

Entry filed under: Campanhas de Comunicação Interna, Cases, Criatividade, Inovação. Tags: , , , , , .

Os veículos de Comunicação aplicados em diferentes contextos organizacionais As mídias sociais como aliadas da Comunicação Interna

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Posts recentes


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.