Os principais veículos de Comunicação Interna

30/03/2011 at 18:11 Deixe um comentário

Por Tamires Vianna

A Comunicação Organizacional, como um todo, sofreu grandes mudanças nos últimos anos. Hoje é vista como importante elemento estratégico, que busca principalmente alinhar as informações para os seus diversos públicos. Nesse contexto, é primordial que a relação com o público interno seja bem trabalhada, afinal, devem estar sempre bem informados por serem os principais disseminadores das atividades e ações da empresa, além de buscar engajá-los em torno das metas e objetivos da empresa.

O primeiro modelo estruturado como principal fonte de informação aos funcionários, foi o Jornal Interno, que até hoje é apontado como o principal veículo de Comunicação Interna, segundo pesquisa recente da Aberje (Pesquisa Comunicação Interna – setembro/2007). Nele são veiculadas informações de interesse institucional e mercadológico, democratizando as informações para os colaboradores e suas famílias, evitando ruídos na comunicação. O veículo também promove um canal bilateral de comunicação, onde os funcionários podem expressar suas opiniões.

Como qualquer jornal, o objetivo principal é que seu conteúdo seja absorvido, analisado e discutido pelo seu público e muitas empresas se esquecem disso, utilizando inadequadamente essa ferramenta e os recursos da organização, sem atingir os resultados esperados. Para elaborar o Jornal Interno é fundamental fazer uma pesquisa para conhecer profundamente o público interno para então decidir a forma mais eficaz de atingi-lo, e manter pesquisas de avaliação, para ver se realmente o conteúdo está sendo aceito e compreendido.

Mas com a velocidade e o grande fluxo de informações na atualidade, surgiu a necessidade de atualização constante das informações. Sendo assim as empresas passaram a optar por utilizar também a Intranet como canal de relacionamento com o público interno, considerado o segundo veículo mais utilizado, de acordo com a mesma pesquisa da Aberje.

Além de ser uma ferramenta “sustentável”, pois reduz a grande circulação de papéis nas empresas, a Intranet permite maior facilidade e agilidade na comunicação, e usada corretamente, auxilia no engajamento dos funcionários. Mas assim como o Jornal Interno, é preciso muita criatividade e conhecimento do público para enviar as mensagens certas, fazendo com que o colaborador explore todos os recursos dessa ferramenta. Também é muito importante que a navegação da Intranet seja simples para proporcionar uma boa experiência e maior aproveitamento ao usuário.

About these ads

Entry filed under: Veículos de Comunicação Interna. Tags: , , , , , , .

Entende-se por comunicação interna… O poder e a importância dos Valores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Posts recentes


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.